quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Preciso de um plano!




Elaborar textos científicos, como o Trabalho de Conclusão de Curso – o TCC, exige conhecimento, método e também muita objetividade. Se o seu tempo está curto, então a objetividade é uma questão de vida ou morte. Academicamente falando, é claro.

Por isso, precisamos transferir alguns elementos do projeto de pesquisa para um esquema que atue como nosso guia para procurar textos a respeito do tema e para nos ajudar a escrever o Trabalho de Conclusão de Curso.

Primeiro, é necessário anotar o tema e todos os elementos de sua delimitação: tempo, espaço, abordagem e subtemas que serão abordados.

Depois, é necessário deixar bem claro qual é o objetivo geral do seu trabalho, ou seja, o que é que você quer demonstrar no TCC. Em seguida, é preciso elencar os objetivos específicos que nada mais são as etapas intermediárias que você precisa atingir para chegar ao seu objetivo geral.

No meu caso, meu esquema para me ajudar a escrever o TCC ficou assim:

Tema: 

Políticas de combate à pobreza no Brasil no período de 1992 a 2014: os programas de transferência monetária de renda.

Aqui está delimitado o tema “políticas de combate à pobreza” e seus elementos, como o território que será objeto de estudo (Brasil), o tempo (1992 a 2014), e a abordagem: serão estudados especificamente os programas de transferência monetária de renda.

Objetivos:


  • Descrever a evolução das políticas de transferência monetária de renda como instrumento de combate à pobreza no Brasil no período de 1992 a 2014.


Objetivos específicos:


  • Avaliar o conceito de pobreza mais adequado para a análise dos programas de transferência monetária de renda.
  • Apresentar o conceito de Programas de Transferência Monetária de Renda.
  • Descrever os Programas de Transferência Monetária de Renda implementados no Brasil no período de análise.
  • Levantar os resultados obtidos pelos Programas de Transferência Monetária de Renda no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário